quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Moedas de 1€ do ano 2008 com mapas diferentes

"Em 7 de Junho de 2005, o Conselho decidiu que as faces comuns das moedas de 10, 20 e 50 cents e das moedas de 1 e 2 euros — que representam actualmente a União Europeia antes do alargamento de 15 a 25 Estados-Membros, em 2004 — deviam ser alteradas por forma a representar todos os Estados-Membros da União Europeia. As faces comuns das moedas de mais pequeno valor (1, 2 e 5 cents) representam a Europa no mundo, pelo que não são afectadas pelo alargamento da União Europeia.

As novas faces comuns serão aplicadas a partir de 2007. Os Estados-Membros que adoptem o euro a partir de 2007 só emitirão moedas em euros com as novas faces comuns. A República da Eslovénia será o primeiro novo Estado-Membro a fazê-lo. Os actuais Estados-Membros da zona euro podem começar a aplicar as novas faces comuns a partir de 2007 na sua nova produção de moedas, devendo, em todos os casos, passar a utilizar as novas faces comuns a partir de 2008."

Fonte (clicar no link): Jornal Oficial da União Europeia

Em portugal, as indicações foram respeitadas e, em 2008, começaram a circular moedas com o novo mapa. No entanto, sem que se conheçam detalhes credíveis, também foram emitidas moedas com o mapa antigo. Não se sabe quantas nem porque motivo. A Imprensa Nacional  - Casa da Moeda já confirmou o facto. Todavia, infoma que o caso se encontra sob investigação e que,  assim que essas diligências estejam terminadas, divulgará oficialmente a informação relevante.

MAPA ANTIGO        -        MAPA ATUAL



1 comentário: